quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Resenha: Beleza Perdida - Amy Harmon

Título Nacional: Beleza Perdida

Título Original: Making Faces

Autor: Amy Harmon

Editora: Verus Editora

Número de páginas: 336 páginas

Ano: 2015









Sabe quando escolhemos um livro sem saber muito do que se trata e a leitura acaba sendo totalmente diferente do que você podia imaginar? É o meu caso com Beleza Perdida. Um livro que aparentemente teria tudo para ser mais um clichê romântico e acabou sendo uma das leituras mais inusitadas que fiz este ano!

Ficou curioso?
Vou te contar um pouco mais então...

O livro nos trás a história de Fern e Ambrose.
 Fern é uma garota tímida, pequena e sem atributos físicos que a façam ter a atenção de algum garoto na escola.

Seu melhor amigo é seu primo Bailey, que desde muito novo sabe bem como é ser diferente, já que devido a uma doença que o deixou totalmente dependente dos outros para qualquer atividade motora ele não pode levar uma vida considerada normal.

Ambrose Young é no mínimo o oposto disso. Um corpo escultural e um rosto de anjo fazem qualquer garota cair de amores por ele, incluindo a pequena Fern.

Eles vivem em uma pequena cidade nos EUA onde Ambrose é considerado uma estrela e grande promessa do time de luta livre, onde ele e seus 4 melhores amigos competem.


Narrado em terceira pessoa, o livro nos contará a história destes jovens e do quanto um acontecimento pode desencadear mudanças na vida de todos que estão a sua volta.

Depois do atentado de 11 de setembro, vemos como a vida de todos saiu dos eixos e destinos que já estavam traçados mudam seu curso de maneiras impensáveis.

Ao invés de aceitar uma bolsa de estudos em uma universidade para competir no time de luta livre, Ambrose, obcecado em “combater o mal” decide se alistar e ir pra guerra, levando consigo seus 4 amigos para lutar no Iraque.

E é aí meus amigos, quando ele retorna da guerra que o bicho pega!

Ambrose tem que refazer sua vida, tendo que lidar com todas as cicatrizes físicas e psicológicas que a guerra deixou.

Sua beleza não vale de mais nada, e é então, convivendo com Fern e Bailey, que ele vai descobrir que o verdadeiro amor e a amizade pura e simples são a verdadeira beleza da vida.

O enredo do livro é incrível, o tema principal do é o amor, mas a autora conseguiu aborda-lo por uma perspectiva muito diferente de tudo que li até hoje.

Os personagens são tão incríveis, todos tão bem desenvolvidos e multifacetados que você acaba não focando só na história de Fern e Ambrose, sabe?

Todos tem seus dramas pessoais, seus próprios obstáculos a serem superados, o que torna a leitura mais rica e interessante.

A narrativa em terceira pessoa não é das minhas favoritas, mas a partir do momento em que a história foi tomando forma fiquei tão envolvida com os personagens e os acontecimentos que até nem senti muito incômodo com ela.

A linha de tempo não é linear, acompanhamos os personagens em várias épocas de suas vidas, o que ajuda muito a entendermos algumas atitudes deles e mergulharmos mais na profundidade de suas personalidades.

É uma história que, como diz na sinopse, se parece com um conto moderno de A Bela e a Fera, mas é infinitamente maior que isso.

Aliás, se eu puder recomendar só uma coisa, não leia a sinopse! Infelizmente ela tem um baita spoiler e acredito que a leitura é muito mais interessante se o elemento surpresa estiver presente, então, segura a curiosidade mais um pouquinho que eu prometo, valerá a pena!

Amy Harmon conseguiu escrever um livro repleto de lições de vida que me tocaram profundamente. Bailey é sem dúvida nenhuma, um dos personagens mais incríveis que já “conheci” até hoje.

Recomendo muitíssimo a leitura de Beleza Perdida, é muito bacana quando um livro consegue te surpreender positivamente.

Este livro foi minha escolha para o Projeto Leitura Coletiva, onde neste mês escolhemos livros Ya/Na para serem lidos.

Abaixo estão mais alguns blogs que participaram do projeto este mês:




Espero que tenham gostado da dica, até a próxima!

Beijinhos,

Alice



Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Oi Alice!! :)
    Eu li esse livro alguns meses atrás, mas infelizmente não gostei tanto. A premissa é bem interessante, mas acho que o fato da narrativa ser em terceira pessoa fez com que eu não conseguisse me conectar a história.
    No entanto, o Bailey é realmente incrível e foi o único personagem que eu realmente gostei. Seu eu chorei? Claro né rs :)
    Beijoss,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice !!
    EU também não sou muito fã de histórias na terceira pessoa, mas parece uma história cativante !! Bem diferente do que vemos normalmente !!
    E com certeza me deixou com vontade de ler !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu amo demais Beleza Perdida. Nossa, acho que esse foi o livro que eu mais recomendei esse ano. Minha vontade era sair distribuindo ele pela rua para pessoas completamente desconhecidas porque todo mundo deveria ler esse livro. Foi um dos melhores NA que eu li em toda minha vida e, sem sombra de dúvida, o melhor do ano <3 Amy Harmon me conquistou de uma forma que eu poderia ler qualquer coisa que essa mulher escrevesse. Que bom que você gostou também. Bem vinda ao clube hahahaha

    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Alice!
    Sou louca para ler esse livro! Ele parece ser intenso e cheio de surpresas. É muito bom quando um livro nos surpreende. Espero gostar tanto quanto você. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice,
    Quando esse livro lançou eu vi muita, muita gente falando dele, que era tipo um conto de Bela e a Fera e tudo mais. Então eu me interessei por ele, só que eu sempre ia deixando ele de lado e quase nunca comprava. Tenho certeza que vou ler ele em 2016 :D

    Beijos, Biel.
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu simplesmente adoro livros que tem a capacidade de nos surpreender, de ser mais do que esperávamos inicialmente, além do título sempre ter me chamado atenção, depois da sua resenha, muito boa por sinal, estou super inclinada a dar uma chance a esse livro.
    Estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series, cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Alice!!
    Já tem um tempo que quero ler esse livro, e a maioria das opiniões que vejo são positiva. Agora estou mais curiosa para ler.

    Adorei sua resenha...


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. OLá, como vai?
    Sempre vejo muitas pessoas comentando sobre este livro, principalmente quando ele foi lançado.
    Ainda não li mas morro de vontade! rs

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    Tem sorteio literário no meu blog, venha participar!
    http://goo.gl/i03FzM
    <3

    ResponderExcluir
  9. Confesso que já vi muita gente recomendado esse livro, mas até então nenhuma das resenhas havia me chamado a atenção até agora, nasceu uma vontade enorme de conferir essa história. Parabéns pela resenha e pelo blog. Bjs
    www.euvoceeoslivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olã, alice!
    Por coincidência, acabei de comprar esse livro na black friday. Um dos motivos, pelo qual comprei, foi a comparação dele com o conto de fadas A Bela e a Fera.
    Amei a sua resenha, ela me deixou com um gostinho de quero mais.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, tudo bem?
    Eu já conheço esse livro, mas não sabia que ele era tão bom assim. Pensei que era somente um daqueles romances comuns que a gente vê por ai. Ainda bem que eu estava errado e espero muito poder ler ele em breve.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ALICE <3! Ai, ainda bem que nunca nem li a sinopse desse livro, porque eu fiquei com muita vontade de ler e quando li que tem spoiler lá eu já me impedi de ir ver a sinopse no skoob, hahaha. Fico feliz que tenha gostado do livro escolhido pra leitura coletiva! Eu com certeza vou adicionar ele na minha lista. Já tinha ouvido falar, mas ninguém deu muita consistência sobre o que se tratava e como era abordado da forma como você fez, então realmente: me convenceu haha! Beijos!

    the blue blog | hels

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia este livro e particularmente adoro histórias assim. Sua resenha me deixou bastante curiosa XD

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da review deste livro :) gosto bastante de ler e conhecer novas obras e autores. Obrigada pela partilha..parece ser uma história super interessante. Deixo-te aqui também uma sugestão.. lê o livro "Kafka à beira-mar" de Haruki Murakami..é dos melhores livros que já li na vida! Uma história super viciante. Já ouviste falar deste autor?=)
    Beijinhos*

    Comecei a seguir ;) Faz uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Por sorte, dessa vez, não li a sinopse desse livro, assim não peguei o spoiler. haha
    Confesso que, de início, o livro não me chamava a atenção. Parecia-ma apenas mais uma releitura entre tantas. Felizmente, não é assim. Isso me animou; talvez dê uma chance para a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  16. Oii Alicinha!
    Esse livro me atrai tanto! O título dele me despertou atencao desde quando vi pela primeira vez. Depois de sua resenha minha vontade só aumentou.

    Espero me atualizar com as leituras coletivas porque estou demais! rs.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oii Alice!!

    Confesso que quando comecei a ler sua resenha pensei que o livro era clichê. Menina solitária e sem atributos + garotão bonitão, mas depois que entrou guerra no Iraque, volta pra casa etc, percebo que o livro é mais interessante do que parece...
    Já vi muitas resenhas positivas desse livro, mas nunca tinha parado para ler com atenção. Sua resenha me fez repensar e acho que vou querer conferir essa leitura também, já que vc gostou e indica...
    Adoro leituras coletivas e desafios, nos ajudam a sair da nossa zona de conforto.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  18. Apesar de ser um livro com várias lições de vida, acho que não faz muito meu estilo. Tentarei ler no futuro, mas, pelo enredo, existe uma boa possibilidade de eu não gostar.

    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Alice!

    Eu li a sinopse na época do lançamento, mas não lembro! Oba! hahahahaha
    Que coisa jogar um spoiler na sinopse, né? Eu hein...
    Esse é um livro que quero ler. Só vejo resenhas positivas sobre ele.
    Os nomes dos personagens são bem peculiares, né? hahaha
    Que bom que você gostou da leitura. Espero que aconteça o mesmo comigo!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Muitas pessoas estão falando muito bem desse livro e fiquei curiosa para ler. Adoro coisas relacionadas a guerra, me chama muito a atenção.
    Que bom que gostou da leitura :D
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    leio muitas resenhas sobre este livro. Fiquei bem interessada.
    Muito bem escrita a resenha.
    Beijos e feliz Natal.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alice!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei louca para ler! Já estou colocando como desejado no Skoob *-* Muito obrigada mesmo pela dica, estava precisando de um livro desse tipo <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Alice,

    Ainda bem que li sua resenha porque foi ela que me fez pensar algo totalmente diferente do que eu esperava desse livro. li tantas resenhas e mesmo assim não tinha sido convencida, principalmente porque as pessoas sempre diziam que era um conto moderno de A Bela e a Fera e sinceramente não sou muito fã de adaptações modernas. Sempre fico com o pé atrás porque cresci vendo os filmes da Disney e imagino daquele jeito. ( Sim, mesmo sabendo que não é bem aquilo ali.)

    Tô bem curiosa para ler o livro agora e ainda bem que não li a sinopse do livro, odeio spoiler.

    Beijos e boas festas
    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Alice!
    Estou louca para ler esse livro!
    A cada resenha que leio só fico mais curiosa, e com a sua não foi diferente.
    Não gosto muito da narrativa em terceira pessoa, mas já que você falou que depois de um tempo não faz muita diferença não deixarei me desanimar!
    Ótima resenha!!!
    BJs!


    http://blogquerida.blogspot.com.br/
    Tá rolando promoção no blog: "Concurso Cultural: Sua vida, um conto de fadas" http://goo.gl/7xZSIS

    ResponderExcluir
  25. Oi, Aliceeee!

    Parece bem interessante, mas tenho *medo* de ler livros NA. Sério. Mas uma das minhas autoras favoritas (Gayle Forman) lançará um, então terei que me render, hahahaha. Olha, sobre ser em terceira pessoa, acho que cada história pede um narrador diferente. Tem algo sobre isso na Teoria Literária. Um narrador errado pode estragar uma história, o que não foi o caso dessa (espero!).


    www.paginou.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie! Sou curiosíssima por essa leitura e estava esperando uma resenha de alguém confiável! risos
    Todo mundo fala que ama, mas nunca consegui tirar uma informação relevante ou concreta do porquê eu deveria ler e ficava sempre achando que seria mais um clichê. Adorei sua resenha, amiga.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  27. Oii Alice !!
    Eu quase comprei esse livro ontem acredita? Bom, se tivesse lido sua resenha antes eu teria comprado, haha.
    Já tinha visto alguns comentários sobre esse livro mas nenhuma resenha, adorei a premissa, parece ser bem interessante e bonito.
    Antes eu pensava que era algo como "A Bela e a Fera" kkk mas acho que não.
    Beijo
    Sorvete Literário

    ResponderExcluir