quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Resenha: Estudo Independente (O Teste 2) - Joelle Charbonneau

Título Nacional: Estudo Independente

Título Original: Independent Study

Autora: Joelle Charbonneau

Editora: Única

Número de páginas: 320 páginas

Ano: 2014

Série: O Teste – livro 2
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas.
No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu.
Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele
na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido.
O futuro da Comunidade depende dela.No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.

Se você ainda não leu o primeiro livro da série O Teste, pretende lê-lo e não gosta de nenhum spoiler, esta resenha não é pra você.

Agora, se você já leu, ou se não liga em receber uns spoilers de leve, vem comigo!

Resolvi ler a trilogia de O Teste bem por acaso, e foi uma super escolha acertada!

Adoro distopias, mas achava que nenhuma nunca superaria meu amor por Jogos Vorazes. Tudo bem, realmente não superou, mas certamente O Teste também ganhou um belo espaço no meu coração.


Neste segundo livro, vemos os vencedores do teste podendo recomeçar suas vidas na faculdade de consciência limpa, já que suas memórias foram apagadas e eles não fazem a mínima ideia de que são na realidade sobreviventes de um incrível massacre, onde muitos inclusive mataram para conseguir sobreviver.

Todos levam suas vidas de maneira descontraída e alegre, inclusive Cia, até o dia em que ela encontra uma mensagem de voz no gravador de seu irmão, uma mensagem que ela mesma deixou para si, contando um pouco dos horrores do teste e afirmando que ela não deve confiar em ninguém.

Aos poucos suas memórias vão voltando, muitas vezes em sonhos desconexos, ou algum nome ou situação fazem gatilhos em sua mente despertarem memórias que deveriam ter sido apagadas.

Disposta a fugir com Tomas e tentar viver isolada deste mundo em algum canto escondido que ainda não tenha sido revitalizado, ela encontra outros que assim como ela se lembram, e fazem parte de um grupo de rebeldes que quer derrubar o teste e todos os responsáveis por ele.
Mesmo muito assustada, Cia resolve ficar e apoiar o grupe de rebeldes, para que mais jovens não tenham o mesmo destino cruel de ter que enfrentar o teste.

Cia logo descobrirá que o fato de estar na faculdade não faz com que o teste tenha chegado ao fim, depois de serem direcionados a determinados campos de estudo, os alunos tem um tipo de iniciação tão fatal quanto o teste que os levou até lá.

Neste livro não há tantas mortes quanto no primeiro, mas quando elas acontecem são muito mais significativas e tocantes dos que as do primeiro livro.

Neste segundo livro temos também muito mais informações sobre o real estado da terra depois dos sete estágios da guerra, é interessante e ao mesmo tempo terrível sabermos o que aconteceu com os animais, a terra, a água, quais foram os sacrifícios que os sobreviventes tiveram que enfrentar e as consequências que as bombas atômicas causaram à humanidade.

 “É difícil imaginar aqueles primeiros dias em que a terra se acalmou e as pessoas começaram a avaliar os danos. Rios contaminados que causavam doenças ou coisa pior. Casas destruídas e um solo deteriorado demais para que as plantas crescessem. Um mundo cheio de tristeza e medo. Em vez de fechar as portas e se encolher no escuro, as pessoas se juntaram aqui para reunir seus recursos e restaurar a esperança.” Pág. 135
É um mundo distópico que não foge totalmente da realidade, vemos um destino que infelizmente não é impossível de acontecer, o que torna a leitura bem envolvente. 

Confesso que achei a trama deste segundo volume bem menos empolgante que a do primeiro, mas o clima de tensão esteve sempre presente, é bem angustiante não sabermos quem está falando a verdade e quem está mentindo, em quem Cia pode confiar ou não, e o pior, nos apegarmos a algum personagem e ele fatalmente MORRER!

O final do livro foi bem tenso e empolgante, o gancho para o terceiro volume foi muito bem desenvolvido e irei lê-lo em breve!

Aliás, esta é uma importante dica, tente ler os livros em sequência se possível, demorei muito tempo entre o primeiro e o segundo livro, o que acabou me prejudicando um pouco na trama, pois em muitos momentos eram citados nomes de personagens do teste que eu não lembrava quem eram e o que tinha acontecido com eles. Tive que retornar ao primeiro livro e reler algumas partes para não ficar perdida na leitura.


Super recomendo esta trilogia, não vejo a hora de iniciar a leitura do terceiro e último livro!
Ahhh, não posso deixar de mencionar o quanto a capa dele é linda, e o quanto amei o fato de vir junto um marcador de livro destacável muito bacana. 

Amo marcadores, acho que vocês também, né!? ;)



 Beijinhos

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oie,
    acabei de solicitar este livro em uma troca. Acho que vou gostar.
    Adorei a resenha, fiquei curiosa com a leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. esse livro já está na minha lista de desejos a um tempão!
    pretendo comprá-lo mais para frente

    bjinhos
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Alicinha essa série eu passo adiante (rs.), por isso mão foi problema ler a resenha (RS.).
    Achei as capas da série parecidas com Divergente e cia.

    Boas leituras.
    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Faz um ano que eu li O Teste e sempre acabo deixando pra depois a leitura de suas continuações. A premissa do primeiro livro me despertou curiosidade logo de cara, e depois da tua resenha acho que vou me apressar pra adquirir o segundo hahaha. Acho que esse segundo livro tem tudo pra nos oferecer uma construção de mundo ainda mais complexa que no primeiro.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.bogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha ouvido falar deste livro, mas adorei a resenha Alice <3 beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com medo de ler esse livro, porque o primeiro foi... Bom não sei explicar, tenho o box e ainda não me animei. Ai, só que essa série parece uma junção de tudo o que foi famoso de distopia, é irritante

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Spoiller detected (risos)
    Obrigada pelo aviso. Já não basta a minha noite que estragaram com um spoiller do filme de Maze Runner.... não preciso, né?
    Mas, de qualquer modo, você fala animada dessa série - li o finalzinho, que você fala que está ansiosa para o próximo -, acho que vou achescentar na minha enoooorme listinha!
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
  8. Oi Alice!
    Li O Teste há algum tempo e gostei muito de conferir sua opinião sobre o segundo livro, parece estar cheio de acontecimentos e reviravoltas. Fiquei curiosa e seguirei sua dica de ler o próximo volume o mais rápido possível. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Alice!
    Adorei a sua resenha *-* Muito bem escrita <3 Estou louca para ler essa trilogia! Parece ser maravilhosa e pela sua resenha, cheia de surpresas haha.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alice.

    Eu ainda não li essa distopia. Para te falar a verdade eu estou procurando uma distopia que me agrade. Sabia que até de JV eu não sou muito fã?
    Esse negócio de sete estágios da guerra chamou a minha atenção. Gosto quando as distopias retratam a luta para obtenção de recursos naturais mais básicos, como a água.
    Vamos ver...talvez eu leia! hhahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice querida!!! Tudo bem?! Nossa eu ainda nem li O Teste, eu adoro distopias e sei que vou curtir mas a minha lista de leitura esta tão grande que não consigo me dar ao luxo de ler esta trilogia ainda hahaha

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Não sou muito de trilogias, mas essa despertou minha curiosidade. Seu post veio na hora certa, já anotei aqui na listinha de compras hihi
    beijos, Lice
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Alice!
    Por coincidência eu ia comprar essa série de livros ontem, mas fiquei com medo de não gosta.
    Depois de ler partes da sua resenha (Ainda não li o primeiro livro) vou dar uma chance ao livro.
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice, tudo bem flor ???
    Menina, confesso que até hoje li poucas resenhas dessa série, mas toda vez que leio uma nova resenha, eu identifico mais e mais elementos relacionados a Jogos Vorazes. Sei que não é bom ficar comparando, mas eu não consigo evitar, simplesmente não consigo, rsrsrs.
    Não sei se leria essa série, estou um pouco saturada de distopias, mas mesmo assim, deixarei a dica anotada para, quem sabe no futuro, buscar conhecer essa história !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  15. Oi Alice,

    Não li a resenha, porque não li o livro e como você mesma disse não quero pegar spoiler. Mas vi o final que você recomenda a trilogia! Eu quero muito ler mas antes de tudo tenho que comprar hahahaha "vem ni mim" Black Friday porque antes disso tá dificil.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esta capa é linda mesmo!
    Ótima ideia eles terem mandado o marcador assim, eu acho que todos deveriam vir assim, você não acha?
    Eu preciso iniciar a leitura dessa trilogia, mas como ainda me falta o terceiro livro, só vou iniciar quando adquiri-lo rs
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir