terça-feira, 7 de julho de 2015

Resenha: O Teste - Joelle Charbonneau #MLI2015

Oi Gente! 

Na madrugada de segunda-feira 06/07 iniciei minha Maratona Literária de Inverno!

Estava muito empolgada contanto os dias para começar as leituras, mas não esperava me apaixonar tanto já de cara pelo primeiro livro!

O Teste foi um dos livros que escolhi para ler nesta primeira semana, que tem como tema Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica”.

Fazia algum tempo que não lia uma distopia então aproveitei para começar esta trilogia que já tinha chamado minha atenção há algum tempo.

Com esta escolha, “matei” também um dos desafios da maratona que é “Começar ou terminar uma série, trilogia ou duologia”.

 Quer saber um pouco mais sobre o que achei desta primeira leitura finalizada da maratona?

Então continue lendo o post! ;)


Título Nacional: O Teste

Título Original: The Testing

Autora: Joelle Charbonneau

Editora: Única Editora

Páginas: 320 páginas

Ano:2014

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.


Malencia, ou Cia como é chamada por todos, é uma garota de 16 anos que está se formando na escola.

A formatura é um dia muito especial para todos da colônia Cinco Lagos onde Cia vive, é considerado oficialmente o dia em que os jovens passam para a vida adulta, onde terão que escolher uma profissão que ajude a colônia a crescer e se desenvolver cada vez mais.

A colônia é um lugar tranquilo e acolhedor, onde todos são amigos e se esforçam para viver da melhor forma possível em comunhão. Mas Cia tem outros sonhos. Seu objetivo é ir morar em Tosu City, cidade central e mais desenvolvida que “comanda” as 18 colônias, é também onde o governo da Comunidade das Nações Unificadas se situa. Para isso, ela precisa conseguir passar no teste, assim como seu Pai conseguiu muitos anos atrás.

Todos os anos, os jovens formandos mais inteligentes das colônias são selecionados para fazer o teste, onde apenas alguns triunfarão e conseguirão frequentar a Universidade. Nenhum estudante de Cinco Lagos é escolhido há anos para o teste, e quando no final da cerimônia de formatura nenhum nome é citado, Cia sente-se sem esperanças e sem saber o que será de seu futuro.

Esta dúvida dura pouco, já que no outro dia ela e mais 3 colegas (Tomas, Malachi e Zandri) são avisados que foram escolhidos para partir em menos de 24h para Tosu City e iniciarem as provas.

Entre parabéns e abraços de sua família e amigos, Cia nota que seu Pai não está feliz com sua vitória em ser considerada uma garota tão inteligente ao ponto de ser uma das escolhidas para o teste.

Em uma conversa antes de partir, seu pai confessa que não tem lembranças de como a seleção foi feita durante o teste, pois acredita que sua memória foi apagada ao final dele. Ele conta também, que durante o sono tem alguns flashs do que aconteceu, e alerta a filha para não confiar em ninguém, e que o teste é muito mais violento e brutal do que ela pode imaginar.

O teste é dividido entre 4 fases e as formas que os candidatos são testados para ver se são fortes e espertos o suficiente para saberem lidar com a pressão de decisões que terão que tomar como futuros líderes são terríveis, e logo os 180 jovens que chegaram ao centro de treinamento com o sonho de ingressar na faculdade entenderão que para que somente 20 deles triunfem, muitos terão que ser literalmente eliminados.


A leitura é muito empolgante, o livro flui incrivelmente apesar de ter bastante errinhos de escrita.

A autora criou personagens muito fortes, suas personalidades são bem descritas, o que torna mais fácil gravar quem é quem, já que o número de personagens é grande, pelo menos até que eles comecem a morrer kkk.

Cia é uma personagem principal que te conquista de cara, ela é forte, mas não deixa nunca a ambição de vencer no teste apagar seus princípios e valores, tenta de todas as formas jogar limpo sem trapacear para vencer, mesmo que isso em alguns momentos quase lhe custe a vida.

Estou maluca para continuar a trilogia e arrasada que não incluí os outros 2 livros na maratona, ou seja, terei que esperar até o mês que vem para ler o segundo livro!

Você já leu O Teste? Se sim, me conte aqui se ficou tão animado quanto eu!

Beijos


Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Tenho esse livro aqui desde a Bienal de 2014 de SP e não li ainda, acredita?!
    Fiquei bem empolgada com a sua resenha, mas acho que quando for iniciar vou comprar o terceiro volume que eu ainda não tenho e leio tudo de uma vez rs
    Beijos
    Dri
    http://www.livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia já ter os outros antes de começar a leitura Dri, estou MALUCA para ler o segundo!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Já tinha visto essa série a muito tempo, mas não sabia sobre o que se tratava realmente.
    Parece ser uma ótima história, me lembrei um pouco de Divergente, mas não parece ter muito a ver também. Gostei do enredo, mas ainda não fiquei tão empolgada para ler. Quem sabe um dia acabe me animando né? Aliás, ficou ótima a sua resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Achei bem diferente de Divergente, dê uma chance pra esta trilogia que acho que não irá se arrepender!
      beijinhos

      Excluir
  3. Oiee
    Amo Sci Fi e mundos distópicos, sou apaixonada por literatura do tipo e adorei sua maratona *o* Ansiosa pelas outras resenhas e já quero ler esse.
    Parece o tipo de livro que amo ;p Só tinha vista a capa e é a primeira vez que leio algo a respeito, gosteiiii.
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom Ágatha, muito MESMO! Acho que você vai curtir!

      Excluir
  4. Oi, Alice! Tudo bem? Ahh que bom saber que você já adorou o primeiro livro da Maratona! Fico feliz por você. E olha, O Teste parece ser bem empolgante mesmo! Espero ler ele em breve. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, fiquei até irritada comigo mesma em não tê-lo lido antes!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Alice!

    Adoro distopias e essa parece ser legal! Mais gente... Cadê a revisão desse livro? Erro de português? HAHAHAHAHA.
    Adorei sua resenha. O livro parece com Jogos Vorazes e Divergente. Não sei quando poderei ler, mais quero ler sim!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Cintia, o pior que não foi um nem dois errinhos viu...ainda bem que a história compensa!
      Que bom que você gostou da resenha, fico muito feliz!
      beijinhos

      Excluir
  6. Não conhecia esse livro, mas curti muito sua resenha!
    Você foi muito rápida, já leu e resenhou para a maratona! Ainda não consegui terminar meu primeiro rsrs
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me apaixonei pelo livro de cara Willow, isso ajudou muito! Comecei "A Casa Assombrada" agora, vamos ver se vai ser tão bom quanto!
      beijinhos

      Excluir
  7. Tenho andado muito preguiçosa para a leitura.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Oi, Alice, tudo bem?

    Antes de mais nada, parabéns por entrar na maratona! Eu não consigo definir leituras! Tenho um bloqueio! hahahaha
    Essa distopia parace ser um pouco diferente das distopias que vem sendo lançadas, né?
    Meu problema com as distopias mais recentes é que sempre há a divisão da população e elas são oprimidas pelo governo e bla bla bla...
    Que bom que gostou do livro! Vou incluir no Skoob!

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Essa maratona está bombando né
    eu ainda não li esse livro, mas que bom que você gostou tanto em
    me bateu até uma curiosidade

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  10. No desfecho da trilogia você percebe que ficaram umas pontas soltas, mas os livros são ótimos, nesse primeiro livro com cargas de mistério sobre o que de tão ruim aconteceria durante o teste e também seu lado "diários de motocicleta" durante o teste!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  11. Que engraçado, na época da epidemia da Dengue eu tive a Zykah, que é uma variação da doença, mas mais fraca. Então estou contando isso porque quando fui ao médico estava lendo A Seleção e a médica começou me perguntar um monte sobre o livro e começamos a trocar figurinhas e ela me indicou este livro que você postou.
    Ela foi só elogios, no entanto acabei me esquecendo do nome. Mas agora lendo a sua resenha (que vontade de ler), lembrei pela capa, porque até no Google ela entrou para me mostrar HAHAHAHA (por mais médicas assim).
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oláaa,
    Ahhh, eu amo distopias, e claro que estou morrendo de curiosidade para ler essa série. Eu acho que irei gostar bastante, e ler uma resenha maravilhosa dessa com comentários positivos apenas aguçou mais a minha vontade :D Espero poder ler em breve!

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  13. Ainnn Alice o meu problema é com as resenhas sabe! hahaa tenho dificuldade em faze-las, mas a leitura vai rápido. Estou na minha segunda leitura da maratona!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. Já faz bastante tempo que estou louco para começar a ler essa série, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Os livros me chamaram atenção principalmente, além das ótimas críticas, pelas maravilhosas capas. haha Fiquei apaixonado.

    Estou seguindo o blog, e pretendo voltar mais vezes. O layout está lindo, parabéns!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Alice!
    Não consegui entrar nessa maratona, meu trabalho não me deixa programar leituras hahaha
    E eu AMO distopias, estou com esse livro aqui e não tive a oportunidade de ler. Vou colocá-lo na frente depois da sua resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. não conhecia este livro, mas parece realmente incrível e super empolgante! :D

    ResponderExcluir
  17. Amiga, já tinha lido a resenha outro dia mas acho que não tinha rolado de comentar.
    Bom, você sabe que sou meio maluca, então se eu tinha comentado já... desconsidera!
    Eu vejo bastante gente falando dessa série /trilogia, mas nunca ninguém tão empolgado.
    Ai caramba. Maldita hora em que fui prometer terminar todas as séries que comecei antes de embarcar em uma nova!!! rs
    Mas já foi pra listinha! ;)

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
  18. Gentee acabei de compra o box desse livro estou supperr ansiosa pra ler. bjinhos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir