terça-feira, 7 de abril de 2015

RESENHA: Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Título Nacional: Reconstruindo Amelia

Título Original: Reconstructing Amelia

Autora: Kimberly McCreight

Editora: Arqueiro

Páginas: 351

Ano: 2014

Livro Único








Sinopse: Kate Baron, uma bem-sucedida advogada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. 
Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a própria filha estão prestes a mudar quando, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou.
 Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Facebook da filha, 
Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.



Kate é o que se pode chamar de Workaholic, dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho e tem passado cada vez menos tempo com sua filha Amelia, uma adolescente estudiosa, focada em seus objetivos e que nunca deu problemas para Kate, que apesar de ter sido mãe muito cedo e ter criado a filha sozinha, sempre achou que tinha conseguido equilibrar a rotina das duas e suas necessidades, até o dia em que Amelia supostamente pula do telhado da escola, aparentemente por um motivo banal e até mal explicado.

Kate mergulha então em um luto profundo, e durante 1 mês tenta aprender a sobreviver sem a filha, lidando com a culpa que sente em não ter prestado mais atenção na vida de Amelia e priorizado tanto sua carreira.

Passado o primeiro mês da morte da filha, Kate volta ao trabalho e neste mesmo dia recebe uma mensagem de texto no celular dizendo que Amelia não pulou.

Um pouco mais centrada e pronta para tentar desvendar os mistérios da morte suspeita da filha, Kate decide investigar mais a fundo os motivos que Amelia teria para se matar, e a partir daí, uma avalanche de revelações começa a se desenrolar.

Com a ajuda de seu chefe e sócio Jeremy, Kate consegue reabrir o caso da morte de Amélia.
 Ao ter acesso a emails, mensagens e perfis na internet da filha, Kate constata cada dia mais o quanto sabia pouco sobre ela e o quanto Amélia guardava segredos, mas junto com tantas dúvidas e fatos inimagináveis sobre a filha, Kate tem cada vez mais a certeza de que seja o que for que tenha acontecido, Amelia não se matou.

A história é muito bem construída, a narrativa intercalada entre o passado narrado em primeira pessoa por Amélia e o presente narrado em terceira pessoa por Kate tornam a leitura fluida e bem realista. Aos poucos a narrativa das duas vai de encontro uma da outra e no final não sobram pontas soltas, é uma história bem amarrada e surpreendente.

Os personagens secundários não conseguiram me cativar, principalmente Sylvia, melhor amiga de Amelia que trata a garota muito mal o livro inteiro, daquelas "melhores amigas" que não se precisa de inimiga tendo ela do lado sabe?

Outra personagem secundária que não me convenceu foi Dylan, esperava mais dela e o final que a Autora deu para a personagem me deixou em dúvida sobre seu real caráter e não gosto de finais em aberto ao que diz respeito a atitudes e sentimentos dos personagens sabe? 
Gosto de no fim saber se a pessoa era boa ou má, tinha boas intenções ou não, mas enfim, é questão de gosto essa parte, eu particularmente prefiro assim.

Para não falar que nenhum personagem secundário foi interessante, temos Ben, um amigo virtual de Amelia que mesmo à distância tenta ajudá-la em alguns momentos difíceis que ela passa. 
Ben é um personagem misterioso durante todo o livro e foi uma surpresa interessante desvendá-lo no final.

Reconstruindo Amélia é um livro para quem gosta de suspense e ele entrega o que promete, ficamos até o final sem saber o que aconteceu com Amelia, mas o livro nos trás também uma boa carga dramática mostrando relações familiares conturbadas, vários pontos diferentes sobre amizade e bullying, o que o torna mais rico e denso.

Gostei da leitura, é um livro que consegue fugir do final óbvio e o recomendo para quem gosta de um suspense investigativo bem feito.



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ai que delicia! Mais um suspense... adoro! E gostei principalmente da parte da resenha em que você diz que o final desenrola personagens misteriosos.
    Então você achou que o final fica bem amarradinho, ou algumas coisas ficam soltas?
    De qualquer maneira já coloquei esse na listinha.

    Bjs
    MaH

    www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mah o final fica amarradinha sim, só uma personagem que me deixou em dúvida sobre seus reais motivos de envolvimento com Amelia, mas fica bem explicadinho tudo que aconteceu, vale a pena a leitura!

      Excluir
    2. Esse é muito bom Mah vai amar!!!

      Excluir
  2. Gostei da resenha, não tenho esse livro ainda, mas ele sempre chama minha atenção e no geral os leitores sempre o elogiam.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante Luiza, é bem envolvente e a leitura flui tranquila.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Ameiii esse livro e adorei a resenha, seu blog é super lindo!!!
    Já estou te seguindo e curtindo suas redes, beijos!!

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e incentivo!
      Já estou te seguindo também, beijos!

      Excluir