terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Livros sobre o Holocausto

O dia de hoje 27/01 é conhecido como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, um dia para não esquecer as vítimas do regime nazi, 6 milhões de Judeus, mas também, inimigos políticos, Poloneses, Sérvios, Ciganos, Maçons, homossexuais, enfim, milhões de pessoas inocentes que sofreram atrocidades durante este período histórico.
A forma que eu encontrei para que este dia não seja esquecido e não passe em branco aqui no blog foi indicar através de mini-resenhas, 3 livros (que também viraram filmes) e tratam sobre este tema, livros estes, que me marcaram profundamente.


O Diário de Anne Frank

Talvez seja a história mais conhecida sobre a época do holocausto, onde Anne Frank, uma menina de 13 anos narra em seu diário durante 2 anos o dia a dia de sua família escondida em um sótão, seus medos e sua luta pela sobrevivência. 
é uma narração tocante, muito pessoal e emotiva, onde é impossível não sentirmos a dor que ela sentiu. 
Anne morreu com apenas 15 anos de idade no ano de 1944 e seu diário é um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.
Esta nova edição de luxo é da Editora Record e vale muito a pena de se ter (já estou de olho).







O Menino do pijama listrado

O livro conta a estória de dois meninos, Bruno, filho de um comandante da elite nazista, e Schmuel, um menino judeu preso em um campo de concentração.
O Pai de Bruno é nomeado diretor do campo de concentração em que Schmuel vive com sua família, e a casa deles é muito perto do campo de concentração. Um dia, Bruno resolve brincar pelos arredores da casa e acaba indo parar perto das cercas do campo, onde encontra Schmuel cabisbaixo, magro, sujo e vestindo seu pijama listrado como todos os outros moradores do campo.
O campo nos é descrito pelos olhos de Bruno, e nenhum dos meninos entendem bem o que está acontecendo em sua volta, como o porque de todos usarem aquelas roupas, ou o motivo de Schmuel não poder ultrapassar a cerca e ir brincar na casa de Bruno.
É uma amizade emocionante e pura entre 2 meninos de 9 anos que vivem em mundos diferentes. O final é surpreendente e recomendo tanto o livro quanto o filme que também é de partir o coração.
O livro saiu pela Cia das letras.



A Menina que roubava livros

Este livro foi muito comentado ano passado por ter saído sua adaptação cinematográfica que aliás, achei muito fiel ao enredo do livro e tão emocionante quanto.
A trama nos conta a vida de Liesel Meminger, e a parte mais intrigante e surpreendente do livro já começa com a narradora que não é ninguém menos do que a própria Morte. 
Com esta premissa pra lá de instigante, conhecemos Liesel pelo olhar da Morte, que afeiçoa-se a menina após inúmeras vezes, sem sucesso, tentar leva-la com ela.
A mãe de Liesel é uma comunista perseguida pelos nazistas, e sem condições de manter a filha segura, envia Liesel e seu irmão (que morre na viagem) para uma cidade alemã, para serem criados por um casal que se dispõe a adotá-los.
Os personagens são incrivelmente cativantes, principalmente o Pai adotivo de Liesel que a ensina a ler e amar os livros, e Rudy, um vizinho que se torna seu melhor amigo.
É um livro altamente reflexivo, chorei em vários momentos e me surpreendi com a forma que a Morte narra os acontecimentos, não foi mórbido, somente cruel, o que realmente era a vida nesta época.
O livro saiu no Brasil pela Editora Intrínseca.


Estas são minhas indicações, mas existem inúmeros filmes, livros e documentários para que nunca nos esqueçamos dos horrores do Holocausto.

Alice



Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Ótimas escolhas, são livros que tratam do tema de forma diferente um do outro, mas todos os três são fantásticos!
    Eu simplesmente AMO o livro A Menina que Roubava Livros!! <3
    O Diário de Anne Frank transmite para o leitor o dia-a-dia de alguém que viveu naquele tempo, os medos, a espera... Já O Menino do Pijama Listrado é um dos que mais gostei! Não tem como não se emocionar, é lindo!! :D
    Parabéns pelo post, beijos, Lerissa K.
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bela escolha! Amei o seu blog, irá ter muito sucesso ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e incentivo Camila! Beijos

      Excluir
  3. Esses livros são lindos! O que mais gosto é "O Menino do Pijama Listrado"
    Adorei o posto! Sucesso com o blog!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo Vitor! Também adoro "O Menino do Pijama Listrado"!

      Excluir
  4. Adoro tooodos esses livros! Te indico "O Menino dos Fantoches de Varsóvia", li ano passado e também é maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro tooodos esses livros! Te indico "O Menino dos Fantoches de Varsóvia", li ano passado e também é maravilhoso.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela dica Natalia! Vou procura-lo com certeza!
      beijos!

      Excluir
  6. Quero ler O Menino do Pijama Listrado, só vi o filme, vou comprar o livro agora.

    ResponderExcluir
  7. Ola Alice

    Esse diário de Anne Frank eu não conhecia, vou procurar até saber mais sobre esse livro.

    Muito Bacana seu blog =)

    Um abraço e sucesso com o blog =)

    ResponderExcluir