segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Livros do Nicholas Sparks e suas adaptações para o cinema

Oi Gente!
Ontem assisti a mais uma adaptação de um livro do Nicholas Sparks para o cinema "O Melhor de Mim", e decidi escrever um pouco sobre seus best sellers que acabam virando filme.
Uma dúvida que muita gente me pergunta é a seguinte, "eu preciso ler o livro ou só assistir ao filme está bom"?
Preciso começar respondendo que SEMPRE sou a favor de ler o livro, na maioria dos casos os livros costumam ser infinitamente mais completos e ricos do que suas adaptações cinematográficas, os filmes para mim, costumam ser um complemento da leitura, onde posso dar rosto e voz a personagens que antes eu só conseguia visualizar na minha imaginação. Porém, no caso das adaptações do Sparks, minha opinião costuma ser totalmente o oposto disto, por mais incrível que possa ser, costumo preferir os filmes de suas obras do que os livros.
Vou comentar aqui sobre alguns livros dele que li e viraram filme e outros que só vi o filme (mas prometo que irei ler o livro, eventualmente).


Diário de uma paixão (The Notebook) 

 "A história começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido a enorme diferença de classe social entre os jovens. Allie e Noah, lutam para levar uma vida normal, mesmo estando distantes. Até que um artigo de jornal muda tudo e reacende um amor há 14 anos adormecido".
 A maioria das pessoas que me conhecem sabem do meu amor por este filme!
Sou tão apaixonada pela estória de Noah e Allie que o nome do meu cachorro é Noah e tenho este poster enorme enquadrado na parede da minha sala (tanto o dog Noah quanto o poster já apareceram em fotos do meus instagram, confiram lá se tiverem curiosidade). 
Li o livro depois que já tinha me apaixonado pelo filme, não sei se isso influenciou em gostar mais da película, mas foi o que aconteceu, quando li o livro não fiquei tão emocionada e tão tocada quanto esperava.




A Última Música (The Last Song) 

 Diferente de "Diário de uma Paixão" neste caso eu preferi o livro por alguns motivos cruciais.
O livro nos conta a estória de Ronnie, uma garota que vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar em uma praia na Carolina do Norte. 
Depois de três anos afastada do pai, sua mãe decide que Ronnie e seu irmão mais novo devem passar as férias de verão com ele e tentar uma reaproximação.
O livro nos mostra a dificuldade que é para Ronnie se reaproximar de um pai que ela pensa ter abandonado-a, o relacionamento delicado que eles vão construindo aos poucos tendo em comum a paixão pela música.
Já no filme, o enfoque maior foi dado ao romance que Ronnie tem com um garoto que conhece na cidade do pai, deixando pontos fortes do livro esquecidos ou modificados, o que pra mim foi decepcionante.




Um Porto Seguro (Safe Haven)  
"Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Katie parece evitar laços pessoais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade e tornando-se próxima de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio".
 Ok preciso confessar que este nem era para estar aqui pois não li o livro ainda, mas, vi o filme e adorei, claro que é a mesma fórmula do Sparks, cidade linda, casal fofo e alguma tragédia no meio, mas adorei esse filme e estou muito animada para ler o livro, pois me disseram que é tão bom quanto o filme.



Querido John (Dear John) 

 "Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo, e como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar". 
 Este é o filme que mais modificou o enredo do livro, sério, são tantas diferenças que irritam os leitores que foram ver o filme esperando uma adaptação fiel ao livro.
O filme modifica desde detalhes físicos dos personagens (no livro Savannah é morena e no filme é loira) a coisas do tipo, um personagem que no livro era irmão do John (personagem principal) no filme se torna o pai dele! Agora, o pior de tudo foi que nem o final é o mesmo! Sim, o final do livro é diferente do filme! Mas este eu não vou contar, vcs vão ter que ler e assistir para descobrir! ;)

Os outros filmes que vi adaptados das obras do Sparks (Noites de Tormenta, Um Amor para Recordar, Um Homem de Sorte e O Melhor de Mim não estão aqui neste post porque realmente não li os livros e nem pesquisei sobre para saber se são fiéis ou não em seus enredos, mas todos são bons filmes, óbvio que não saem muito dos "moldes" dos romances do Sparks que costumam ter a mesma fórmula, mas para quem gosta e não se importa com a semelhança entre eles eu recomendo!
Era isso, espero que tenham gostado, até o próximo post!

Alice




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá!
    Só li um livro dele até agora, mas os filmes são lindos! Tenho certeza que os livros também:) . Adorei o Post!
    Abraço

    blogliterando.blogspot.com

    ResponderExcluir